Certificado de Obra de Arte Original
Certificat D'Oeuvre d'Art Origin
Original Work of Art Certificate
Certificado de autenticidade
O CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE ,
Também conhecido como " C O A ". ( (lei 9.610- 19/02/1998)
Obras : Originais, Autenticas Replicas, Releituras e Copias.
Custo reembolso por doação ( Ass. sem fins lucrativos)
De 8/19 % do valor da obra. (dependendo da avaliação)
Ou quadro semelhante para o acervo da associação.
É a Certidão de Nascimento da obra.
É o RG de uma obra de arte.
É o Recibo e o Certificado de Propriedade.
É a garantia da qualidade.
É tudo em um só documento.
Um Certificado de Autenticidade, (C.O.A) fornece uma grande quantidade de detalhes concretos sobre uma obra de arte, e indica que foi feita por um profissional conhecido, é uma peça que tem um valor colecionável. O Certificado agrega credibilidade ao trabalho, e ajuda a obra manter o seu valor.
O "C.O.A", deverá ser considerado uma promessa indireta da qualidade.
Obras de arte que têm um "C.O.A" , normalmente foram feitas por artistas que se preocupam com o seu trabalho, é a longevidade do mesmo.
A obra provavelmente foi criada a partir dos melhores materiais disponíveis, é projetada para durar muitos anos.
ARTISTAS ! ,
COLECIONADORES !
NÃO VENDAM NEM COMPREM OBJETOS DE ARTE.
SEM O CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE.
Se deseja adquirir uma obra de arte, devera considerar o fato de sua procedência. Obras de artes originais e copias autenticadas são negociáveis e tendem á valorização.
Procure sempre saber :
Quem e o artista ? sua origem, sua biografia, seu endereço postal, data da criação da obra, que estilo usou ? local / data / dimensão / peso / material empregado etc. ; essas informações deverão constar no “ Certificado de Autenticidade, ” bem como outras informações universais que são normalmente exigidas para efeitos de avaliação, em exposição, para participação em catálogos de artes, nas premiações, na comprovação de posse, na venda, exportação assim como para efeito de seguro contra roubo, transporte e outros riscos.
Assim você estará fazendo um bom investimento a médio e longo prazo, com vantagens para você e seus sucessores.
E ... quem sabe ?... essa obra ... poderá valer uma fortuna em alguns anos ... SIM ... COMPRE ARTES, PRESTIGIE NOSSOS ARTISTAS, EXIJA O
“ CERTIFICADO DE AUTENTICIDADE ”.
Como saber se seu quadro precisa ser certificado ? ...
Saiba aqui !
Quem busca comercializar ou expor seu trabalho de arte no mercado nacional ou internacional e quer associá-lo a qualidade, credibilidade e confiança deve buscar a forma de agregar valor.
No Brasil, a Associação Museu de Arte Étnica, é também um dos órgão responsável por sistematizar e o processo de certificação de “ artwork “.
Durante o procedimento é avaliado o atendimento, às normas nacionais e internacionais considerando a segurança dos materiais e do profissional autor da obra.
A "Associação"; estabelece um programa de avaliação de conformidade para cada tipo de “ Obra ”. Conforme o caso, a certificação poderá ser compulsória ou voluntária
Avaliações de Obras de Artes
A avaliação de obras de arte é um processo que envolve inúmeras variáveis não podendo ser descrito com fórmulas ou padrões pré-estabelecidos.
Cada obra de arte é única, por isso deve-se analisar algumas características que podem apreciar ou depreciar seu real valor.
As principais são :
a) O Certificado de autenticidade.
b) O Artista - O fator determinante do valor de uma obra é a autoria da mesma, sendo que artistas da mesma época, escola e técnica podem atingir cotações distintas.
c) Assinatura - É muito importante que a assinatura esteja presente; a falta desta, pode tornar uma obra autêntica em "atribuída", a depreciando do seu valor.
d) Técnica - Outro fator determinante é a técnica utilizada pelo artista. Uma obra do mesmo artista pode valer muitas vezes menos, dependendo da técnica utilizada. As obras mais valorizadas são o óleo sobre tela (canvas), ou madeira e acrílico sobre tela (canvas) . Outras técnicas como guache, têmpera, aquarela, pastel sobre cartão ou papel são menos valorizadas que os óleos. Há ainda os desenhos e as gravuras, técnicas que tem valor menores.
e) Tamanho - O tamanho de uma obra também influencia em seu valor; geralmente, quanto maior, mais cara, lembrando que existem exceções.
f) Outros – Existem outros fatores que podem influenciar o valor de uma obra de arte, como fase do artista, tema, estado de conservação, histórico, origem da compra, participação em exposições, cenário econômico e câmbio.
g) Investimento em Arte, Arte plástica não só e usada para decoração, exibição de status, exposição de coleções, mas também como investimento. Seus valores normalmente são cotados em moedas como Dollares e Euros, assim sendo uma boa e estável opção patrimonial, sem considerar a segurança de estar em poder de seu proprietário, valorisando-se e proporcionando o prazer de sua visualização.
i) Para se determinar o valor real de uma obra, é necessária a análise por um profissional com conhecimento técnico e experiência. Se você necessitar de uma avaliação para compra ou venda de uma obra, consulte um profissional especializado em obras de arte.
Consultoria
A Associação Museu , esta a disposição para atender, artistas, colecionadores e interessados em avaliar artes plásticas em geral, assim como expedição e homologação de CERTIFICADOS DE AUTENTICIDADE.